terça-feira, 26 de agosto de 2008

periodo militar

Em 1964, o Brasil inaugura um período comum a toda a América Latina caracterizado pela violação dos direitos humanos, das liberdades democráticas e de expressão. Ao longo desses anos, todos os países do Cone Sul viveram sob ditaduras terroristas de segurança nacional. No marco da guerra fria e com apoio militar e financeiro dos Estados Unidos o “inimigo interno”, na linguagem da doutrina de segurança nacional, foi perseguido ferozmente. Eram cidadãos e cidadãs ou movimentos que se opunham aos governos militares nas mais diferentes formas de luta. Assim, governos democráticos e progressistas foram derrubados e dezenas de milhares de pessoas presas, torturadas, tiveram de se exilar, foram banidas, assassinadas e desaparecidas.

Nós achamos esse pedaço do texto muito interessante, pois mostra um pouco do que aconteceu nessa epoca, o que as pessoas que viveram naquela época passaram, sofreram e tudo mais que aconteceu com eles.
Achamos tambem que esse foi uma das piores partes da historia, porque muitas pessoas sofreram com essa etapa do tempo, muitas delas morreram e sofreram demais.

Nenhum comentário: